Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação,
isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial
de diferenciar-se em vários tecidos.
As Células-Tronco
são células especiais que apresentam três características principais:
- São células indiferenciadas, ou seja, não são especializadas como as células que constituem o coração, o cérebro, os ossos e outros tecidos especializados.
- São células que apresentam a capacidade de auto-replicação, ou em outras palavras, são capazes de se multiplicarem gerando outras células idênticas à original, como várias réplicas da original.
- São células que apresentam a capacidade de transdiferenciação, o que significa que são capazes de se transformarem em outras células especializadas.
Quanto a sua natureza, podem ser:
Adultas, extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc. (estas duas últimas são consideradas células adultas, haja vista a sua limitação de diferenciação). Nos tecidos adultos também são encontradas células-tronco, como medula óssea, sistema nervoso e epitélio. Entretanto, estudos demonstram que a sua capacidade de diferenciação seja limitada e que a maioria dos tecidos humanos não podem ser obtidas a partir delas.
Embrionárias, só podem ser encontradas nos embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, dado seu alto poder de diferenciação. Estes embriões descartados (inviáveis para a implantação) podem ser encontrados nas clínicas de reprodução assistida ou podem ser produzidos através da clonagem para fins terapêuticos.
Quanto a sua classificação: As células-tronco podem se classificar de acordo com o tipo de células que podem gerar:
- Totipotentes, podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
- Pluripotentes, podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta e anexos;
- Multipotentes, podem produzir células de várias linhagens;
- Oligotentes, podem produzir células dentro de uma única linhagem;
- Unipotentes, podem produzir somente um único tipo celular maduro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário